DiCa ARQUITETURA
Envoltória
A envoltória do edifício foi decidida após vários estudos solares, acústicos, de ventilação e de visuais pertinentes. Inspirado nos apartamentos projetados
pelos arquitetos Reza Sayadian e Sara Kalantary, em Tehran, Irã, as fachadas norte, sul e oeste dos pavimentos residenciais, das salas comerciais e do segundo andar da livraria, existirão esquadrias de correr, em alumínio e vidros laminados nas cores laranja e marrom-claro (estas faces coloridas terão o lado do jateamento para dentro do ambiente, se protegendo, desta forma, contra sujeiras e gorduras da fachada). Além disso, estas esquadrias poderão ser movidas manualmente pelo lado interior do edifício, de acordo com a direção do sol, revelando um perfil de alumínio vazado (oferecendo ventilação e proteção).
As esquadrias de correr funcionam como portas de correr. Há um sistema de roldanas, por onde as esquadrias ficam presas no chão e no teto.
Para proteger as fachadas norte e oeste da livraria contra a radiação solar direta, serão utilizados brises horizontais com mecanismos móveis em aço inoxidável, devido à sua proximidade da baia de Vitória (maresia), controlando a alta incidência de raios solares em horários críticos do dia, fazendo com que a temperatura nos ambientes fique mais agradável e regular durante todo o dia.
O pavimento térreo e parte do sgundo e terceiro pavimentos, onde se localizam diversas lojas, quiosques, restaurantes e uma academia, possuem fechamentos em cortinas de vidro. Nas fachadas em que a insolação é mais severa (oeste e sul), estes vidros serão duplos, proporcionando maior conforto térmico.
As janelas de todo o edifício serão em vidro duplo com camada interna de ar, aproveitando a luz natural sem que o calor proveniente da radiação solar se infiltre nos ambientes.
Jardins verticais serão aplicados em pontos estratégicos do edifício, retirando o calor proveniente do sol nas fachadas, além de proporcionar uma estética agradável, principalmente no pavimento térreo, onde circulará uma grande quantidade de pessoas.
No restante do edifício, serão aplicadas placas de ACM (Painéis de Alumínio Composto), revestindo todo o exterior do edifício, proporcionando conforto
térmico através de sua fachada ventilada.
As fachadas mais prejudicadas acusticamente terão suas janelas com vidros laminados, reduzindo o ruído proveniente da rua dentro dos ambientes.




Estacionamento


O estacionamento do edifício ocupa dois andares sobsolos. Suas vagas atendem aos moradores, proprietários de salas comerciais e também a parte dos clientes de escritórios. As vagas não são numeradas. No total, são 141 vagas nos dois andares, sendo 4 delas destinados a portadores de deficiência física. O bicicletário possui 32 vagas para bicicletas se se encontra fora dos pavimentos de garagem. Estão implantadas na fachada oeste do térreo, sendo protegidas pela insolação por meio de pergolados. O acesso aos estacionamentos se dão pela Rua Aristides Campos.


Comercial
O edifício híbrido conta com dois andares de salas comerciais, somando no total 16 salas com tamanhos variando entre 50m² e 96m². Existem salas privilegiadas nos dois andares com vista para a baía de Vitória. Ao clicar nas imagens, tem-se os estudos solares das fachas, comprovando a eficiência dos brises horizontais e das esquadrias móveis.

Estudo solar das salas comerciais existentes na fachada norte, com vista para a baía de Vitória. Como se pode ver, não há incidência solar relevante nestas salas.

Estudo solar das salas comerciais existentes na fachada oeste. Como se pode ver, não há incidência solar relevante nestas salas.
Residencial
O edifício híbrido conta com três andares de apartamentos, somando no total 15 apartamentos com tamanhos variando entre 70m² e 110m². Todos os apartamentos possuem 3 quartos e três banheiros, sendo uma suíte e um dos banheiros, de serviço. Existem 9 apartamentoscom visão privilegiada para a baía de Vitória. Ao clicar nas imagens, tem-se os estudos solares das fachas, comprovando a eficiência dos brises horizontais e das esquadrias móveis.

Estudo solar dos apartamentos existentes na fachada sul, com vista privilegiada para a baía de Vitória. Como se pode ver, a incidência solar foi bem controlada pela envoltória.

Estudo solar dos apartamentos existentes na fachada oeste. Como se pode ver, a incidência solar foi bem controlada pela envoltória.
Entretenimento (Livraria)

Estudo solar dos apartamentos existentes na fachada norte. Como se pode ver, a incidência solar foi bem controlada pela envoltória.
O edifício híbrido conta com dois andares de uma mega livraria, somando no total mais de 500m². A livraria possui espaço reservado para leitura e estudos e cafeteria interna, além de contar com um amplo espaço infantil onde crianças podem ficar lendo enquanto seus pais circulam pela livraria. Este espaço infantil é fechado em parede de vidro para que os adultos possam estar constantemente monitorando suas crianças. Ao clicar nas imagens, tem-se os estudos solares das fachas, comprovando a eficiência dos brises horizontais e das esquadrias móveis.

Estudo solar da livraria na fachada sul. Como se pode ver, a incidência solar foi bem controlada pela envoltória.

Estudo solar da livraria na fachada sul. Como se pode ver, a incidência solar foi bem controlada pela envoltória.




Estudo solar da livraria na fachada norte. Como se pode ver, a incidência solar foi bem controlada pela envoltória.
Além do que foi exposto acima, o edifício conta ainda com uma academia de mais de 400m². No térreo, existem várias lojas e um restaurante. No segundo andar também existem lojas, quiosques e restaurantes (localizam-se no mesmo nível do primeiro andar da livraria, entretanto não há acesso direto entre os dois segmentos). Todos os quiosques e restaurantes têm vista para a baía de vitória.